Foi-se mais um Carnaval.... Agora já podemos iniciar nosso ano...
Engana-se quem pensa assim! O ano letivo já começou desde 4 de fevereiro!
E para quem ainda está meio "perdido no tempo", segue abaixo o Calendário Escolar 2013, de acordo com a RESOLUÇÃO SEE Nº 2 .233, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2012.
Espero que seja útil.
Veja algumas informações resumidas a respeito do calendário....
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12 de fev. de 2013
11 de fev. de 2013
Novo Acordo ortográfico
Novo Acordo ortográfico
O dilema
O novo acordo ortográfico foi elaborado para uniformizar a grafia das palavras dos países lusófonos - os que têm o português como língua oficial.
Indispensável ou não, as modificações que ele traz vem causando polêmica entre os brasileiros.
Pra mim, toda forma de se facilitar a comunicação entre os povos é válida. Apesar de afetar apenas a ortografia, vejo o novo acordo como uma prova de que a língua é viva e se modifica de acordo com as necessidades de seus usuários!
De qualquer forma, é bom que estejamos preparados, já que embora as modificações sejam poucas em relação ao número de palavras que a língua portuguesa tem, elas são significativas e importantes.
6 de fev. de 2013
A Banda
A Banda
Sabemos da importância que tem essa composição de Chico Buarque para a Literatura brasileira. Há de se considerar o contexto histórico em que foi escrita e sua infinidade de significados.Mas, por enquanto, temos qui uma sugestão de interpretação bem singela, para o 6o. ano do ensino fundamental, que aborda "A Banda" como um agente modificador do cotidiano das pessoas.
A intenção é que os alunos tenham um contato mais simples com a obra, antes de mergulharem em todo o seu universo semântico.
Então, vamos à marchinha!
A Banda
Estava à toa na vidaO meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O homem sério que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas parou
Para ver, ouvir e dar passagem
A moça triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
Estava à toa na vida
O meu amor me chamou
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
A minha gente sofrida
Despediu-se da dor
Pra ver a banda passar
Cantando coisas de amor
O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou
Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou
A moça feia debruçou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela
A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
Mas para meu desencanto
O que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar
Depois que a banda passou
E cada qual no seu canto
Em cada canto uma dor
Depois da banda passar
Cantando coisas de amor
Depois da banda passar cantando coisas de amor...
Interpretação
- O que o homem fazia quando foi chamado para ver a banda passar?
- O que mais se fazia quando a banda chegou?
- Como as pessoas se sentiam com a passagem da banda?
- E depois que a banda passou, o que aconteceu?
- Você acha que as pessoas gostaram da passagem da banda? Retire passagens do texto que justifique sua resposta.
Assistam a um vídeo com uma singela ilustração da marchinha.