É a propriedade que os verbos têm, de acordo com as funções que exercem nas orações.
💭 Lembrando que... 💭
Verbos de ligação - VL
São aqueles que não expressam acontecimentos ou ações do sujeito. Eles simplesmente ligam o sujeito ao seu predicativo, são os chamados verbos de estado ou verbos de ligação. Veja:
Seus dois filhos
Sujeito simples
|
estão
VL
|
muito quietos
Predicativo do sujeito
|
Eu
Sujeito simples
|
era
VL
|
criança.
Predicativo do sujeito
|
Principais verbos de ligação: ser, estar, andar, continuar, permanecer, tornar-se, virar...
Os alunos permaneciam calados.
À noite, os balõezinhos parecem estrelas.
Às vezes, o barato torna-se caro.
Verbos significativos
São os que expressam acontecimentos ou ações que o sujeito sofre ou pratica. Podem ser intransitivos ou transitivos, de acordo com a necessidade ou não de um complemento.
Verbo Intransitivo - VI
O verbo, por si só, já basta em significação, não precisa de nada para que a ação que ele representa seja praticada.
Verbo Transitivo - VT
É aquele que precisa de um "alvo" (objeto) para que a ação que representa seja executada. Essa ação transita de um objeto para outro. Veja:
O verbo transitivo pode ser:
Transitivo Direto - VTD
Transitivo Indireto - VTI
Transitivo direto e indireto, ou bitransitivo - VTDI
Ela contou tudo ao namorado. Quem "conta", conta algo (tudo) a alguém (ao namorado)
ATIVIDADES
D1 – Localizar informações explícitas em um texto.
D19 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.
Leia o texto e faça o que se pede.
Texto I
D15 – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
Texto II- Roupa suja se lava em casa
Nem teria graça
lavar roupa suja no
meio da rua,
no meio dos carros,
com o sinal aberto
ou fechado.
Mas em alguns lugares
ainda se lava roupa suja
nos rios
e é uma bela cena
para pintar aquarelas.
Também se pode lavar
roupa suja
com água da chuva
mas é perigoso:
a roupa pode ficar
com gosto de céu.
Fonte: http://roseanamurray.com/site/index.php/poemas/. Acesso em 6 mai 2020.
1. Nos versos “Mas em alguns lugares / ainda se lava roupa nos rios” (linhas 7 e 8), conectivo destacado estabelece com as ideias que o antecedem uma relação de:
(A) adição.
(B) adversidade (oposição).
(C) alternância.
(D) explicação.
2. No verso “ainda se lava roupa nos rios” (linha 8), o termo que permite que a ação do verbo “lavar” seja executada, ou seja, a palavra que é o objeto da forma verbal “lava” é:
(A) ainda
(B) rios
(C) nos
(D) roupa
Texto III
Covardia
Passeavam dois amigos numa floresta, quando apareceu um urso feroz e se lançou sobre eles.
Um deles trepou numa árvore e escondeu-se, enquanto o outro ficava no caminho.
Deixando-se cair ao solo, fingiu-se morto.
O urso aproximou-se e cheirou o homem, mas, como este retinha a respiração, julgou-o morto e afastou-se.
Quando a fera estava longe, o outro desceu da árvore e perguntou, a gracejar, ao companheiro:
— Que te disse o urso ao ouvido?
— Disse-me que aquele que abandona o seu amigo no perigo é um covarde.
Fonte: TAHAN, Malba. Lendas do céu e da terra. 23 ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.
- 5. “Passeavam dois amigos numa floresta, quando apareceu um urso feroz e se lançou sobre eles” (linha 1). A palavra “quando”, neste trecho, estabelece com as ideias que a sucedem uma relação de: (A) dúvida. (B) lugar. (C) modo. (D) tempo. 6. “Passeavam dois amigos numa floresta” (linha 1). Podemos afirmar, sobre a forma verbal “passear”:
- (A) É um verbo transitivo, pois precisa de um alvo, complemento para que a ação seja praticada.
- (B) É um verbo intransitivo, pois tem sentido completo, não precisa de nenhum complemento para que sua ação seja praticada.
- (C) É um verbo transitivo direto, pois precisa de um alvo, um objeto direto para que sua ação seja praticada.
- (D) É um verbo transitivo indireto, pois se liga ao seu complemento por meio de uma preposição.
- D12 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
- Leia o texto abaixo, para responder às questões. Trata-se da letra de uma música que fala sobre o dia seguinte à assinatura da Lei Áurea (13 de maio de 1888) e suas consequências para nossos dias.
1. Sabemos que o poema aborda os diversos assuntos, sempre com uma linguagem figurada, rica em sentidos e significados. Não raras as vezes, o poeta une a perspectiva pessoal à social, para criticar e denunciar questões sociais não resolvidas. Nessa linha, podemos dizer que o objetivo da música “14 de maio” é:
Ressaltar a importância que foi a abolição da escravidão no Brasil, a qual libertou e deu todo apoio social aos então libertos, permitindo que chegássemos a igualdade racial que vivemos hoje.
Denunciar o racismo estrutural existente no Brasil, desde a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 188, destacando a necessidade de as pessoas pretas lutarem por seus direitos, enfrentando cotidianamente o preconceito racial.
Denunciar que, sem a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888, todos seríamos escravizados até hoje.
Ressaltar que só o negro fez parte da formação do povo brasileiro.
2. Releia a primeira estrofe. Repare nos verbos “SAIR”, “IR”, “SUBIR” e “DESCER”, destacados no trecho. É correto afirmar que eles são:
(A) INTRANSITIVOS, pois têm sentido completo, isto é: não precisam de nenhum alvo, nenhum complemento, para que sua ação seja praticada
(B) TRANSITIVOS, pois precisam de um alvo (complemento), para que a ação seja praticada..
(C) TRANSITIVO DIRETO, pois precisam de um alvo (objeto direto), para que sua ação seja praticada.
(D) TRANSITIVO INDIRETO, pois se ligam ao seu complemento por meio de uma preposição
3. Observe a forma verbal destacada no verso 9: “No dia 14 de maio, ninguém me deu bola”.
Note que trata-se de um verbo bitransitivo, pois precisa de dois “alvos” para que a ação representada por ele seja executada. As palavras que completam esse verbo são:
(A) “ninguém”, que é o sujeito simples nessa oração.
(B) “no dia 14 de maio”, que é o adjunto adverbial de tempo e indica quando a ação foi praticada.
(C) “deu”, que é um verbo transitivo direto e indireto (VTDI).
(D) “me” e “bola”, que são os objetos indireto (OI) e direto (OD) desse verbo, e indicam “para quem” e “o que” se deu.
- GABARITO: 1. B ; 2. A; 3. D
Obg
ResponderExcluirNão tem de quê! ☺️
Excluir