Pesquisar em Adoro Saber!

Gêneros textuais

Gêneros textuais

         São as classificações usadas para diferenciar os textos, baseados em sua função social. Isto é: eles são agrupados de acordo com o objetivo, a função e o contexto em que são empregados.

        Em outras palavras, nós usamos um gênero textual para cada ocasião de comunicação.

Por exemplo: se você quer se comunicar com alguém distante, você pode enviar-lhe uma carta, um e-mail ou uma mensagem por meio de um aplicativo…
          Já se você deseja vender ou divulgar um produto, o mas indicado é um anúncio publicitário.
          Assim, os textos usados no nosso dia a dia são agrupados em gêneros, de acordo com seu objetivo.
   

   Um só gênero pode conter mais de um tipo/estrutura de texto (leia mais sobre TIPOS TEXTUAIS clicando 👉🏾 AQUI). 
     Os exemplos que você acabou de ver - a carta ou o anúncio publicitário - podem ser formados por uma narração, uma descrição, uma injunção, ou mesmo uma argumentação. O que vai diferenciar um gênero de outro, é o objetivo com o qual o texto foi criado, a sua função com relação ao receptor desse texto.

     Com a popularização da internet, em especial das redes sociais e plataformas digitais para publicação de vídeos, houve o surgimento de novos gêneros textuais, baseados nos que já existiam. 

     “Muitos pesquisadores de textos produzidos na internet apontam, por exemplo, o nascimento de alguns gêneros que, embora tenham semelhança com os já existentes, não são os mesmos, devido a novas finalidades discursivas, que remetem a novas práticas sociais” (COSTA, Sérgio R. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008). 


     A emergência de novos gêneros textuais está, portanto, diretamente ligada aos novos suportes de comunicação, como as redes sociais, os aplicativos de mensagens instantâneas  e às plataformas de postagem de vídeos.  


        A seguir, temos alguns gêneros, agrupados de acordo com a predominância de tipo/estrutura textual que eles apresentam. Clique em cada um deles para detalhes. 


GÊNEROS NARRATIVOS: são aqueles que relatam acontecimentos reais ou imaginários, organizados numa sequência temporal. Nela, um acontecimento ou fato causa um efeito, que dá origem a outro fato, e assim por diante:

GÊNEROS DESCRITIVOS: são os que apresentam a descrição de comportamentos, pessoas, personagens, cenários...

  • Romance 

GÊNEROS DISSERTATIVOS: apresentam a exposição de ideias pessoais, opiniões, pontos de vista:  

  • Bilhete 
  • Resumo 
  • Artigo de opinião 
GÊNEROS INJUNTIVOS: apresentam um apelo, conselho, ordem, instrução, de forma a levar o leitor a praticar algum tipo de ação.

  • Receita 
  • Manual 


 🎧  Ouça nosso podcast sobre Gêneros textuais e não se confunda mais! 😉 🔊








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares