A narração é um tipo textual que relata acontecimentos reais ou imaginários, organizados numa sequência temporal. Nela, um acontecimento ou fato causa um efeito, que dá origem a outro fato, e assim por diante, formando o que chamamos de AÇÃO.
Esse tipo de texto compõe um dos gêneros literários mais fecundos: atualmente existem diversos tipos de textos narrativos que comumente são produzidos e lidos por pessoas de todo o mundo. Entre os mais conhecidos, estão o Romance, a Novela, o Conto, a Crônica, a Fábula, a Parábola, o Apólogo, a Lenda, entre outros.
"O principal objetivo do texto narrativo é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou entretenimento. Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor."
ARAÚJO, Ana Paula de. Tipos de textos narrativos. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/redacao/tipos-de-textos-narrativos/>. Acesso em: 18 abr. 2022.
Esse tipo textual é formado pelos seguintes elementos básicos:
Elementos da Narrativa
- AÇÃO: É a sequência dos fatos ou acontecimentos contados na narrativa. Ela tende a girar em torno de um conflito dramático vivenciado pelas personagens.
- FOCO NARRATIVO: É a posição, o ponto de vista a partir do qual o narrador conta a história. Ele pode participar dela, e contá-la em primeira pessoa (eu/nós). Ou narrar de fora da história, sem fazer parte dela, e, nesse caso, manifestar-se em terceira pessoa [ele(a) ou eles(as)];
- PERSONAGENS: pessoas, animais ou objetos personificados que participam dos acontecimentos, que vivem a história. Podem ser principais e secundários;
- ESPAÇO: Lugar(es) onde se desenvolvem os acontecimentos.
- TEMPO: É a época, isto é, quando os fatos acontecem, ou a duração deles. Ele pode ser representado de forma objetiva (tempo cronológico), quando segue uma sequência cronológica, ou de forma subjetiva (tempo psicológico), quando se refere à vivência, às lembranças e memórias, às experiências vividas pelo personagem.
- CONFLITO: Oposição, luta entre duas forças, personagens ou situações, "problema" a ser resolvido.
Momentos da narrativa
Em
geral, os acontecimentos de uma narrativa são organizados em quatro
momentos, que, em textos em formato de prosa, são distribuídos em
parágrafos. Veja:
- Situação inicial – situação de equilíbrio, geralmente, a introdução da história;
- Conflito – quebra do equilíbrio, motivo que desencadeia a ação na história, um "problema" a ser resolvido;
- Clímax – momento de maior tensão do conflito;
- Desfecho – final e resolução do conflito.
Foco narrativo
É
o ponto de vista, a perspectiva de quem conta a história. Pode ser
em:
- 1a pessoa: quando o narrador é também personagem, ele participa da história que conta.
- 3a pessoa: quando o narrador não participa dos acontecimentos.
A
escolha do foco narrativo vai determinar o tipo de narrador
que teremos na história.
Tipos de narrador
O NARRADOR é
a voz adotada pelo autor para contar os acontecimentos na ficção. Ele é definido pelo ponto de vista em que a história é contada.
- Narrador personagem é aquele aquele que conta a história, em 1a pessoa (eu/nós), participando dela também como personagem; Sua maneira de contar é fortemente marcada pela subjetividade, deixando transparecer seu estado emocional diante dos fatos. Como está envolvido diretamente com a história, seu ponto de vista é parcial. Como personagem, pode ser do tipo protagonista ou coadjuvante.
- Narrador observador ou neutro: não faz parte da história e narra em 3a pessoa (ele/ela[s]), sem participar das ações. Narra com certa neutralidade e imparcialidade, pois não está envolvido diretamente com os fatos e os personagens. Não sabe como os personagens se sentem o o que eles pensam diante dos fatos. O leitor não percebe sua presença;
- Narrador onisciente: Também conta a história em 3a pessoa, mas sabe tudo sobre os personagens e o enredo. Conhece e narra os pensamentos dos personagens e descreve suas emoções diante dos fatos. Tem um ponto de vista bem amplo, já que narra tudo de fora da história.
- Narrador intruso: Também conta a história em 3a pessoa, já que está fora dela. Apesar de não participar dos acontecimentos, deixa sua marca no texto, falando de seus sentimentos e dando sua opinião sobre os fatos.
Sendo textos que relatam acontecimentos reais ou imaginários, as narrativas podem se apresentar sob a forma de vários gêneros textuais, como contos, histórias em quadrinhos, lendas, fábulas, anedotas entre outros.
- Narração em prosa;
- Narração em quadrinhos;
- Narração em notícia de jornal;
- Narrativa mítica;
- Narração no Conto;
- Narração na Crônica;
ATIVIDADES
👉🏾 Acesse nossas áginas com atividades sobre este assunto:
FONTES:
- SOUZA, Cássia Garcia de; CAVÉQUIA, Márcia Paganini.Linguagem criação e interação: 6 o ano 6a ed. São Paulo: Saraiva, 2009. p.59
- BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho. Tudo é Linguagem - Língua Portuguesa: 6º ano. 2a Edição. São Paulo: Ed. Ática, 2009. p. 57.
Referência: Linguagens e seus códigos : língua portuguesa e língua inglesa / Antônio Francisco Marques ... [et al.], organizadores. – [2. ed.] – São Paulo : Cultura Acadêmica, 2016. 240 p. : il. - (Cadernos dos cursinhos pré-universitários da Unesp)
gostei
ResponderExcluirObrigada pelo comentário.
ExcluirLegal ajudou muito
ResponderExcluiradorei
ResponderExcluirEu achei da hora porque sou daqui de Caraguá e não tem não tem aula
ResponderExcluirSó por isso afff
ExcluirObrigada pelo comentário.
ExcluirConte conosco sempre que precisar!