Pesquisar em Adoro Saber!

SINTAXE - Termos da oração

SINTAXE

 é o estudo da estrutura da língua, das regras de combinação de palavras que formam as orações. Além disso, estuda também a relação entre essas orações dentro de um período.

 Cada palavra que forma uma oração, é chamada de TERMO SINTÁTICO ou TERMO DA ORAÇÃO. 

   Antes de mais nada, é preciso entender o que é uma ORAÇÃO.  

ORAÇÃO 

   É todo enunciado que gira em torno de um VERBO Ele é o principal termo de uma oração, sem o qual ela não existe: ou ele é o núcleo de um predicado verbal, ou é parte de um predicado nominal ou verbo-nominal.

Ex.: Socorro, ajudem-me!  ✏️  Faça silêncio, José!  ✏️  Muito bem, Maria, você acertou tudo! 

 
 Os enunciados que não apresentam verbos, são chamados de frases nominais

Ex.: Socorro!  ✏️  Silêncio, José!  ✏️  Muito bem, Maria! 

🔎 FRASE, PERÍODO E ORAÇÃOsaiba mais sobre clicando AQUI🔍  


TERMOS DA ORAÇÃO

Termos essenciais: 

  • PREDICADO é o termo da oração que engloba tudo o que se diz a respeito de algo ou alguém.
  •  SUJEITO é o termo do qual se diz algo, ou aquele com o qual o verbo concorda, aquele que pratica a ação expressa pelo verbo.

  
 🤔 É comum encontrarmos a informação de que SUJEITO e PREDICADO são ambos termos essenciais da oração. Contudo, se observarmos bem, perceberemos que existem orações sem sujeito (quando o verbo é impessoal, por exemplo), havendo apenas um predicado. Portanto, o sujeito não é exatamente "essencial" para que uma oração exista.  
 
🔎  Sujeito e predicado: saiba mais clicando AQUI🔍
 

Termos integrantes: 

     Eles completam o sentido dos verbos e nomes. São exercidos por nomes e pronomes, antecedidos ou não de preposição. Como eles INTEGRAM as orações, caso sejam retirados, o sentido da oração fica prejudicado. São eles:

  • Complementos verbais: objetos direto e indireto (são o alvo da ação expressa pelo verbo, permitindo que essa ação seja executada) 


Termos acessórios: 

   São termos opcionais, não obrigatórios. Logo, a oração não perde o sentido se forem retirados. Apesar disso, acrescentam importantes informações a respeito da ação verbal e dos nomes da oração, contribuindo consideravelmente para o sentido global da mensagem.  

  • Adjunto Adnominal (acompanha e modifica o núcleo de outra função sintática. É desempenhada por artigos, pronomes, numerais, adjetivos e locuções adjetivas) 
  • Adjunto Adverbial (acompanha e modifica o verbo - ou adjetivos, ou outros advérbios, acrescentando-lhe as circunstâncias em que a ação verbal é executada. É exercido por advérbios e locuções adverbiais)
  • Aposto (acompanha e modifica o nome, geralmente entre vírgulas)


VOCATIVO:

  • Vocativo (Considerado um termo à parte, vem separado por vírgula do restante da oração. É uma expressão de chamamento, que se refere à pessoa com quem se fala)


Nos links abaixo, temos mais alguns focos de estudo em SINTAXE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares