Pesquisar em Adoro Saber!

Linguagem e Comunicação

   Linguagem e comunicação 

Pintura rupestre: forma de comunicação rudimentar
Pintura rupestre: forma de comunicação na pré-historia 

    É impossível viver sem se comunicar. Desde o princípio, o ser humano encontrou formas de expressar seus pensamentos, necessidades, desejos, percepções e convicções, comunicando-os por meio das formas de linguagem de que dispunha no momento: desenhos, pinturas em rochas, gestos, símbolos. 

     Nos dias atuais, a tecnologia potencializou muito a comunicação, encurtando as distâncias e ampliando o alcance das mensagens. Frequentemente temos a impressão de que o tempo de que dispomos não é suficiente para a gama de possibilidades — lazer, informação, trabalho, aprendizagem, relações humanas — com as quais temos contato diariamente e, nesse sentido, os aparelhos tecnológicos também se mostram fundamentais para suprir desejos e necessidades dessa ordem. Para atingir esses objetivos, os desenvolvedores de produtos eletrônicos criam linguagens carregadas de simbologias que servem para  a comunicação nessas plataformas. 

OS PRESSUPOSTOS DA COMUNICAÇÃO

     Vivemos em contínuo processo de comunicação. Não existe sociedade que não se comunique. As primeiras manifestações da linguagem aconteceram por meio de sinais, desenhos e gestos, de acordo com as necessidades de comunicação do ser humano e de sua evolução.

     Mas o que é exatamente comunicação? Teóricos e linguistas estabeleceram que se trata do processo de transmissão de uma informação, seja ela qual for. 

    Sendo assim, segundo a terminologia estabelecida pelo linguista russo Roman Jakobson, pressupõe-se que haja ao menos duas pessoas em um processo de comunicação: o destinador (ou emissor) — aquele que produz uma sequência de informações — e o destinatário (ou receptor)  — aquele que recebe e decodifica a informação enviada.

   Para transmitir a mensagem, o emissor se vale de uma linguagem que é materializada por meio de um código (fala, escrita, gesto, cor, sinal etc.), ou seja, um conjunto de signos verbais e/ou não verbais que obedece a regras específicas do sistema compartilhado pelos interlocutores. Com isso, produzimos textos nos mais diversos formatos, como um diálogo cotidiano, um recado, um relatório científico, uma fotografia, uma pintura, uma canção, entre outros. 

     Essas diversas possibilidades são transmitidas por meio de diferentes canais: oralidade, revista, jornal, televisão, telefone celular, computador etc.

     Quando a comunicação se estabelece, dizemos que as partes componentes dessa transmissão formam um sistema de comunicação. O esquema da comunicação supõe a transmissão de uma mensagem entre um emissor e um receptor, que possuem em comum, ao menos parcialmente, o código necessário para a transcrição da mensagem. 

DUBOIS, Jean et al. Dicionário de Linguística. São Paulo: Cultrix, 2006. p. 130.


 

 Veja as diversas formas de comunicação nas postagem a seguir: 


REFERÊNCIAS: 

  • Estudos da Linguagem: Linguagens e suas tecnologias. Sistema Marista de Educação. 2a. ed. São Paulo: FTD, 2021.



       


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares