Pesquisar em Adoro Saber!

5 de set. de 2018

Vozes do verbo

      As Vozes do verbo são a relação do verbo com o sujeito gramatical, indicando se ele sofre ou pratica a ação expressa na frase. 

💭 Lembrando que... 💭
   VERBO é a classe de palavras VARIÁVEIS que indica estado, ação ou fenômeno da natureza. Ela situa os fatos no tempo, flexionando-se de acordo com o modo, número e pessoa.  Clique 👉🏾 AQUI para saber mais. 

 São três as vozes verbais:

  Voz Ativa 
Quando o sujeito é agente, isto é, pratica a ação expressa pelo verbo.
Ex.: Ele fez o trabalho sozinho.

Voz Passiva

 Quando o sujeito é paciente, ou seja, recebe a ação expressa pelo verbo.
O trabalho foi feito por ele.

  • Voz passiva analítica - É formada por locução verbal (verbo auxiliar + particípio) e agente da passiva (termo que pratica a ação sobre o sujeito).

O trabalho

A casa

A escola

sujeito paciente

foi feito

ficou cercada

será pintada.

ação

(locução verbal)

por ele.

de soldados.


Agente da passiva


  • Voz passiva sintética - É formada pelo o verbo na 3ª pessoa + pronome oblíquo SE (funcionando como partícula apassivadora). Neste caso, não se sabe quem pratica a ação.

Cortaram-se as árvores. / Abriram-se as inscrições para o concurso. / Destruiu-se o velho prédio da escola.



Voz reflexiva

Quando o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente, isto é, pratica a mesma ação que recebe .
Ex.:  O menino feriu-se. (voz reflexiva, pois ele feriu ele mesmo) 
Os competidores se abraçaram  (voz reflexiva recíproca, pois eles abraçaram uns aos outros) 

📽️ Assista à vídeo aula: "clip" VOZES DO VERBO (caso o link não funcione, clique no vídeo abaixo e assista-o a partir de 5 min.) 


ATIVIDADES 

 (D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.)

Analise os textos a seguir. 

Texto 1 
Texto 2

Redes sociais nos afastam dos outros e nos tornam mais solitários

[...]

As redes sociais tiraram o peso da comunicação presencial, que é importante para o desenvolvimento de uma pessoa. O medo de comunicar-se era, aos poucos, sendo enfrentado no dia a dia. Se a pessoa não enfrentasse esse medo, não faria amizades, não conseguiria paquerar nem trabalhar em grupos. Qualidades que são fundamentais.

Como o diálogo acontece, atualmente, em maior volume virtualmente do que pessoalmente, essa barreira demora um tempo maior para ser quebrada pelas pessoas.

Como consequência, temos cada vez mais jovens com problemas de relacionamento, comunicação e dificuldade em expor as suas próprias ideias. 

Como as redes sociais nos tiraram a “pessoalidade” da comunicação, trouxeram como consequência a solidão. Mesmo sabendo que entrando em alguma das principais redes sociais – como Facebook, Instagram, Snapchat e Twitter – encontraremos centenas de amigos, não é como se eles realmente estivessem próximos de nós. Sendo assim, a qualidade da amizade foi substituída pela “quantidade de amigos”. [...]

 

Fonte: https://www.personare.com.br/redes-sociais-nos-afastam-dos-outros-e-nos-tornam-mais- solitarios-2-m8163. Acesso em 21 mai 2020.


1. Ao analisarmos os dois textos, é possível afirmar que ambos tratam: 
(A) da importância das redes sociais para aproximar pessoas do mundo todo.
(B) da solidão dos mais velhos, que é reduzida pelas redes sociais.
(C) do distanciamento entre as pessoas no mundo real causado pelas redes sociais.
(D) do uso exagerado da tecnologia, sobretudo por crianças e adolescentes.

2. Na frase “... as redes sociais afastam as pessoas” (texto 1), a relação do sujeito com o verbo é: 
(A) ATIVA, pois o sujeito “redes sociais” pratica a ação de “afastar as pessoas”; 
(B) REFLEXIVA, pois o sujeito “redes sociais” pratica e sofre a ação de “afastar”.
(C) PASSIVA, pois o sujeito “redes sociais” sofre a ação de “afastar as pessoas”;
(D) PASSIVA ANALÍTICA, pois o sujeito “redes sociais” sofre a ação de “afastar” e quem pratica essa ação sobre o sujeito, é o agente da passiva “pessoas”;

3. Na frase “... essa barreira demora um tempo maior para ser quebrada pelas pessoas.” (texto 2), a relação do sujeito com o verbo é: 
(A) ATIVA, pois o sujeito “essa barreira” pratica a ação de “quebrar as pessoas”; 
(B) PASSIVA, pois o sujeito “pessoas” pratica a ação de “quebrar essa barreira”;
(C) PASSIVA ANALÍTICA, pois o sujeito “essa barreira” sofre a ação de “ser quebrada”, que é praticada pelo agente da passiva “pelas pessoas”;
(D) REFLEXIVA, pois o sujeito “essa barreira” pratica e sofre a ação de “ser quebrada”.

 (D21 - Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.)

4. Os dois textos abaixo são críticas de pessoas que assistiram ao filme americano intitulado “Nós”. Leia-os. 
 Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-255999/criticas/espectadores/star-0/. Acesso em 21 mai 2020. Adaptado.
Comparando os dois textos, é possível afirmar que os dois espectadores: 
(A) afirmaram que gostaram bastante do filme, pois foi bem produzido.
(B) compreenderam que há uma crítica à sociedade americana no filme.
(C) reclamaram do roteiro do filme, alegando que foi o pior que já assistiram.
(D) salientaram que assistirão ao filme novamente na primeira oportunidade.

 

(D20 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.)

5. Leia os textos abaixo.
Texto I
Texto II

Lavar as mãos afasta o coronavírus, mas sabia que tem jeito certo? Aprenda

O Brasil confirmou o primeiro caso de coronavírus, mas não precisa entrar em pânico; uma das melhores formas de se prevenir contra o vírus é lavar as mãos. Ter as mãos limpas é tão importante para a saúde que tem até uma data dedicada a isso: o Dia Mundial de Lavar as Mãos, lembrado sempre no dia 15 de outubro. A data é usada por governos e organizações sanitárias para incentivar a lavagem das mãos e fazer com que isso faça parte do cotidiano de todos.

Lavar as mãos é ato reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como um dos principais instrumentos contra epidemias. Dados mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses.

Você sabe lavar as mãos? Veja um passo a passo: 

  • Use a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície

das mãos (lembre-se de tirar os anéis);

  • Dedique 15-20 segundos só no ato de esfregar;

  • Não precisa ficar contando, cante o "Parabéns a você" por duas vezes que dá o tempo certinho;

  • O ritual completo deve durar cerca de 50 segundos;

  • Capriche na limpeza do espaço entre os dedos;

  • Esfregue também o dorso e o punho;

  • Seque com toalha descartável (em ambientes coletivos);

  • Se a torneira não for automática, use a toalha de papel para fechá-la, ou lave também a torneira antes de lavar as mãos;

  • Vale também ter sempre à mão álcool gel para fazer a limpeza.

Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/02/26/lavar-as-maos-afasta-o-coronavirus-mas-sabia-que-tem-jeito-certo-aprenda.htm. Acesso em 21 mai 2020.


 Os textos I e II tratam
(A) da importância do uso do álcool em gel.
(B) da maneira correta de se lavar as mãos.
(C) dos casos confirmados de coronavírus no Brasil.
(D) do dia Mundial de Lavar as Mãos.

6. Leia os textos abaixo.
Analisando os textos, pode-se afirmar que ambos
(A) alertam para a ausência de um tratamento específico.
(B) analisam os motivos que levaram ao aumento de casos.
(C) relatam o aumento de casos de coronavírus no Brasil.
(D) ressaltam a importância de lavar as mãos frequentemente.

7. Na frase “Ele é transmitido por gotículas de saliva e catarro...” (texto 2), temos um sujeito: 
(A) AGENTE, pois ele pratica a ação de “transmitir”; 
(B) AGENTE, pois ele pratica a ação de “espalhar”;
(C) PACIENTE, pois ele sofre a ação de “ser transmitido”, que é praticada pelo agente da passiva “por gotículas de saliva e catarro”;
(D) REFLEXIVO, pois ele pratica e sofre a ação de “transmitir”.
(D12 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.)

Leia o texto abaixo, para responder às questões. Trata-se da letra de uma música que fala sobre o dia seguinte à assinatura da Lei Áurea (13 de maio de 1888) e suas consequências para nossos dias.


14 de Maio

Lazzo Matumbi

No dia 14 de maio, eu saí por aí

Não tinha trabalho, nem casa, nem pra onde ir

Levando a senzala na alma, eu subi a favela

Pensando em um dia descer, mas eu nunca desci


Zanzei zonzo em todas as zonas da grande agonia

Um dia com fome, no outro sem o que comer

Sem nome, sem identidade, sem fotografia

O mundo me olhava, mas ninguém queria me ver


No dia 14 de maio, ninguém me deu bola

Eu tive que ser bom de bola pra sobreviver

Nenhuma lição, não havia lugar na escola

Pensaram que poderiam me fazer perder


Mas minha alma resiste, meu corpo é de luta

Eu sei o que é bom, e o que é bom também deve ser meu


A coisa mais certa tem que ser a coisa mais justa

Eu sou o que sou, pois agora eu sei quem sou eu


Será que deu pra entender a mensagem?

Se ligue no Ilê Aiyê

Se ligue no Ilê Aiyê

Agora que você me vê


Repare como é belo

Êh, nosso povo lindo

Repare que é o maior prazer

Bom pra mim, bom pra você

Estou de olho aberto

Olha moço, fique esperto

Que eu não sou menino

Disponível em: https://www.letras.mus.br/lazzo-matumbi/14-de-maio/ Acesso em 22/11/2021.


1. Sabemos que o poema aborda os diversos assuntos, sempre com uma linguagem figurada, rica em sentidos e significados. Não raras as vezes, o poeta une a perspectiva pessoal à social, para criticar e denunciar questões sociais não resolvidas. Nessa linha, podemos dizer que o objetivo da música “14 de maio” é:  

  1. Ressaltar a importância que foi a abolição da escravidão no Brasil, a qual libertou e deu todo apoio social aos então libertos, permitindo que chegássemos a igualdade racial que vivemos hoje.

  2. Denunciar o racismo estrutural existente no Brasil, desde a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 188, destacando a necessidade de as pessoas pretas lutarem por seus direitos, enfrentando cotidianamente o preconceito racial.

  3. Denunciar que, sem a assinatura da Lei Áurea em 13 de maio de 1888, todos seríamos escravizados até hoje.  

  4. Ressaltar que só o negro fez parte da formação do povo brasileiro. 


2. Releia o último verso da terceira estrofe: “Pensaram que poderiam me fazer perder”

Nele, a VOZ VERBAL utilizada é: 

(A) ATIVA, pois o sujeito, apesar de ‘indeterminado’, é agente: ele pratica as ações de “pensar”, “poder” e “fazer”. 

(B) REFLEXIVA, pois o sujeito , apesar de ‘indeterminado’, pratica sobre si mesmo as ações de “pensar”, “poder” e “fazer”.

(C) PASSIVA, pois o sujeito, apesar de ‘indeterminado’, é paciente: ele sofre as ações de “pensar”, “poder” e “fazer”.

(D) PASSIVA ANALÍTICA, pois o sujeito, apesar de ‘indeterminado’, sofre as ações de “pensar”, “poder” e “fazer” e há presença de locução verbal.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares