Tipologia Textual
A esse agrupamento, o linguista Marcuschi dá o seguinte conceito:
“Usamos a expressão tipo textual para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza linguística de sua composição {aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas}. Em geral, os tipos textuais abrangem cerca de meia dúzia de categorias conhecidas como: narração, argumentação, exposição, descrição, injunção.”(Marcuschi, 2002)
Mas o que são textos?
São qualquer tipo de enunciado, qualquer tipo de mensagem, verbal ou não verbal, que promova a comunicação.
Conhecer e compreender os tipos textuais é relevante, pois amplia as capacidades individuais do usuário da língua e seu conhecimento a respeito do objeto sobre o qual a ferramenta é utilizada.
A seguir, temos as principais estruturas (TIPOS) que formam os mais diversos gêneros textuais:
- NARRAR: cópia da ação através da criação da intriga no domínio do verossímil. Em outras palavras, NARRAR é relatar acontecimentos reais ou imaginários, organizados numa sequência temporal. Na NARRAÇÃO, um acontecimento ou fato causa um efeito, que dá origem a outro fato, e assim por diante;
- RELATAR: Representação pelo discurso de experiências vividas, situadas no tempo;
- ARGUMENTAR: Sustentação, refutação e negociação de tomadas de posição. Em outras palavras, é SUSTENTAR, ou justificar com argumentos uma ideia ou ponto de vista;
- EXPOR: Apresentação textual de diferentes formas de saberes, explica de forma objetiva determinado assunto, por meio da conceituação e enumeração. É o caso das enciclopédias e entrevistas, por exemplo.
- DESCREVER: Detalhar algo minuciosamente, expressando-se as impressões, sensações e característica percebidas pelo emissor. Por isso, é comum o uso de muitos ADJETIVOS, SUBSTANTIVOS, ADVÉRBIOS, VERBOS DE ESTADO...
Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou de viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos.
TIPO x GÊNERO TEXTUAL
“Os gêneros textuais fundamentam-se em aspectos sociocomunicativos e discursivos, enquanto que os tipos textuais fundamentam-se em critérios linguísticos e relativos à forma.”
Com a popularização da internet, em especial das redes sociais e plataformas digitais para publicação de vídeos, houve o surgimento de novos gêneros textuais, baseados nos que já existiam.
Em outras palavras, nós usamos um gênero textual para cada ocasião de comunicação, de acordo com as intenções e objetivos do emissor.
Esses GÊNEROS são formados por textos de vários TIPOS / ESTRUTURAS diferentes, que chamamos e TIPOS TEXTUAIS.
- NARRAÇÃO (em quadrinhos, prosa, notícia de jornal, mitos, Conto, Conto de terror, crônica, vlog;
- DISSERTAÇÃO na Resenha / crítica, carta, vlog;
- INJUNÇÃO no Anúncio publicitário, vlog;
Nenhum comentário:
Postar um comentário