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28 de ago. de 2013

Gráficos I

Gráficos 

São textos que têm a função de apresentar inúmeros tipos de estatísticas, por meio de figuras. São eficientes, pois trazem muitas inormações ao mesmo tempo, permitindo a visualização, compreenção e comparação de dados.

Há vários tipos de gráicos: o circular, também chamado de “gráfico pizza”, o de barras, o construído em curvas, em retas, etc.
 
Vejamos abaixo um texto sobre as várias formas de uso da água, que traz um gráfico bem simples, fácil de se entender. 

Interpretação

     Leia com atenção todos os dados do texto “A água nossa de cada dia”, retirada da revevista Terrinha da Gente, e responda:
1. Qual é o gênero textual predominante?

2. Qual é o objetivo desse texto? 

3. Logo no início do texto, vemos a expressão “além de”. A função dela na construção do texto é de transmitir a ideia de: ordem, oposição, adição ou consequência?

4. Observe o gráfico circular e responda:
 
   a) Que atividade representa o maior percentual de utilização da água?
   b)Juntos, qual o percentual de utilização da água representam os usos industrial e urbano?

5) Releia a tabela que mostra os usos da água e suas atividades correspondentes e imagine:

   a) Qual ou quais atividades exigem água necessariamente potável? 
   b) Em qual ou quais delas, pode-se também usar água reaproveitada?

Observe, pense, contribua!!!

6) Observe como a água é utilizada em sua casa e responda?
  1. Em que atividades ou situações a água utilizada poderia ser reaproveitada?
  2. Qual seria sua sugestão para que o uso da água em sua casa pudesse ser mais sustentável? 
     
  • Referência: BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho. Tudo é Linguagem - Língua Portuguesa: 6º ano. - Manual do Proessor. 2a Edição. São Paulo: Ed. Ática, 2009. p. 169

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