CARTA
É um gênero discursivo muito antigo e está entre os mais usados na comunicação do dia a dia, com a função básica de conectar pessoas distantes.
Sua principal característica é a existência de um emissor (remetente) e um receptor (destinatário).
Em geral, é escrito em primeira pessoa (eu), com uma linguagem formal ou informal, de acordo com seu receptor.
Esse gênero normalmente segue a seguinte estrutura:
- Local (de onde se está escrevendo) e data;
- Destinatário, ou o vocativo (com quem se fala);
- Corpo do texto (a mensagem em si);
- Despedida e assinatura.
De acordo com o objetivo e o meio em que circula, temos alguns tipos de carta:
CARTA PESSOAL
Geralmente segue a estrutura já citada, com uma linguagem mais informal, por envolver pessoas conhecidas, parentes, amigos... Seu texto reflete as intenções do remente com relação ao destinatário, sempre com clareza e coerência na mensagem.
CARTA ARGUMENTATIVA
Tem o objetivo de persuadir, convencer o leitor. Sua mensagem segue os padrões dos tipos textuais argumentativos. Nesse grupo, temos:
- CARTAS DE RECLAMAÇÃO;
- CARTAS DE SOLICITAÇÃO;
- ABAIXO-ASSINADOS
Então, além dos elementos já citados, apresenta:
INTRODUÇÃO: Apresentação do reclamante/solicitante e do problema;
DESENVOLVIMENTO: os argumentos que sustentem, justifiquem, a reclamação ou solicitação;
CONCLUSÃO: Ressalta-se a necessidade de resolução do problema ou atendimento da solicitação, cobrando as providências, com veemência.
CARTA DO LEITOR
Em geral, é enviada a jornais, revistas e sites, com o objetivo de demonstrar a opinião do leitor com relação ao material veiculado, seja informativo ou publicitário.
Não possui uma estrutura específica, mas não costuma conter local e data. Os veículos de comunicação para os quais elas são enviadas, costumam publicá-las integralmente ou em trechos. Mas se você quer que sua carta de leitor seja publicada, evite palavras de baixo calão e que ofenda grupos ou pessoas específicas.
CARTA ABERTA
Está entre os principais instrumentos de participação política. Seu objetivo é tratar de forma clara um problema, assunto ou tema de interesse coletivo, por meio de um texto do tipo argumentativo.
O remetente costuma ser um grupo de pessoas, representantes, sindicatos ou associações e, o destinatário, a sociedade em geral, e não uma pessoa específica.
CARTA COMERCIAL
Também é chamada de Correspondência Técnica. É um tipo de documento utilizado no ramo comercial e empresarial, para veicular uma solicitação, comunicado, cobrança, negociação, agradecimento, propaganda, etc
São cartas enviadas pelos serviços Correios, postadas por pessoas jurídicas, ou enviadas por correio eletrônico (e-mail comercial).
A linguagem é formal, clara e objetiva com um texto breve e parágrafos curtos. Apresenta marcas de impessoalidade e imparcialidade. Ou seja, são escritas em terceira pessoa e normalmente não expressam opiniões ou juízos de valor de seu remetente.
Segue quase a mesma estrutura dos demais tipos de carta, com alguns diferenciais:
- Cabeçalho: geralmente as cartas comerciais são feitas em papel timbrado com o logotipo, nome e o endereço da empresa.
- Assunto: Refere-se ao tema será explorado na carta e aparece abaixo cabeçalho.
- Local e Data: acima do corpo de texto, e geralmente na margem esquerda.
- Remetente: Nome, departamento ao qual pertence e o endereço.
- Vocativo: representa o nome do destinatário (receptor) do texto que deve surgir de maneira formal, por exemplo: Prezado Gerente, Caro Consumidor, etc.
- Corpo de Texto: A mensagem em si.
- Despedida: Usa-se expressões formais, como: saudações, cordialmente, respeitosamente, atenciosamente...
- Assinatura: Nome e cargo do emissor (remetente).
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Referências: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/carta-reclamacao.htm
https://www.todamateria.com.br/a-carta-como-genero-textual/
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