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25 de ago. de 2020

Reportagem

Reportagem ou Notícia? 




Tanto a Notícia como a Reportagem são textos jornalísticos - portanto do gênero não literário - veiculados por meios de comunicação, como jornais, revistas, televisão, internet, rádio, dentre outros.
A NOTÍCIA apresenta o fato de forma simples e objetiva, buscando, basicamente, responder às perguntas: O quê?; Quem?; Quando?; Onde?; Como?; Por quê? (Leia mais AQUI)
Já a REPORTAGEM envolve uma investigação maior sobre um fato noticiado, ou um assunto que seja de interesse para o público em geral.
Há presença de diferentes vozes, que possibilitam a abordagem do assunto de perspectivas ou pontos de vista diferentes, fornecendo ao leitor um conteúdo mais aprofundado que o da NOTÍCIA. 1 Contudo, diferentemente desse, a REPORTAGEM pode apresentar uma posição do repórter a respeito do assunto tratado.

Estrutura Básica

A estrutura básica da reportagem é semelhante à da notícia:
  • Título Principal ou manchete: traz o tema abordado, de forma abrangente e chamativa. 
  • Olho ou linha fina: Pequeno texto que aparece logo abaixo do título e antecipa algumas informações a serem tratadas na reportagem.
  • Corpo do Texto: Desenvolvimento do assunto, sem perder de vista o que foi apresentado no olho. Nessa parte, o repórter reúne todas as informações coletadas e as apresenta num texto coeso e coerente. Pode ser dividido em subtítulos (ou intertítulos), para organizar melhor as informações, separando-as em blocos.

Estilo linguístico

Por ter uma natureza narrativa e descritiva, as classes gramaticais predominantes na reportagem são: 
  • NOMES (substantivos, adjetivos, numerais): utilizada para designar e qualificar pessoas, animais, coisas, ideias, sentimentos, características, que fazem parte do assunto.
  • VERBOS: usada para indicar as ações ou estados que se dão no momento da fala dos envolvidos. Geralmente, usa-se o tempo presente, do MODO INDICATIVO, para atribuir atualidade ou frequência a essas ações e estados.

NOTÍCIA x REPORTAGEM

NOTÍCIA
REPORTAGEM
  • Apresenta o fato de forma simples e objetiva;
  • Apuração e publicação imediata, conteúdo “perecível”, válido a curto prazo;
  • Organização das informações no modelo da pirâmide invertida.
  • Pesquisa, questionando causas e efeitos de um fato;
  • Apuração extensa, com prazo maior para elaboração de conteúdo válido a longo prazo;
  • Conteúdo sem ordem pré-estabelecida, com gráficos, imagens, citações, hiperlinks…


1 FIGUEIREDO, Laura de. Singular e Plural: leitura, produção e estudos de linguagem. 8o ano. 2a edição. São Paulo: Moderna, 2015.

Atividades

I - Leia a notícia abaixo para responder as questões que se seguem.

Estagiária morre atropelada enquanto fazia reportagem sobre acidente
Acidente foi na BR-153, em São José do Rio Preto (SP). Jovem de 20 anos estava no último ano de faculdade.

Uma estudante de jornalismo de 20 anos morreu atropelada na rodovia BR-153, na manhã desta quinta-feira (7), em São José do Rio Preto (SP). Laura Karan Jacob era estagiária do jornal “Diário da Região” desde o começo do ano e foi atingida por uma carreta enquanto cobria o acidente entre dois caminhões que interditou a rodovia por três horas durante a madrugada.
De acordo com informações da polícia, o motorista do caminhão, que estava carregado com cerca de 40 toneladas de farelo de soja, disse que não teve tempo de frear nem desviar da jovem, atingida enquanto atravessava a rodovia.
No momento do acidente ainda havia pessoas saqueando a carga de um dos caminhões envolvidos no acidente da madrugada. A polícia diz que a movimentação na pista pode ter contribuído para o atropelamento.
O corpo será levado para o Instituto Médico Legal (IML) e ainda não há informações sobre horário de velório e enterro.
O jornal divulgou uma nota lamentando o acidente ocorrido nesta quinta-feira, quando é comemorado o Dia do Jornalista. Confira a íntegra:
É com profundo pesar que o Grupo Diário da Região informa que faleceu hoje, 7 de abril de 2016, a colaboradora Laura Karan Jacob, 20 anos, estagiária de jornalismo, vítima de acidente automobilístico nesta manhã, na rodovia Transbrasiliana (BR-153), no trecho urbano de São José do Rio Preto.
Laura, que era estudante do 4º ano de jornalismo da faculdade Unirp, de São José do Rio Preto, estava no local para coletar informações a respeito de outro acidente, ocorrido no mesmo ponto da estrada. O Grupo Diário da Região lamenta a fatalidade e está prestando toda a assistência aos familiares.
A sede regional do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo diz que emitirá uma nota de pesar e vai apurar o fato da estagiária estar no local do acidente.

  1. Quanto à estrutura da notícia, relacione as colunas:
     ) O título auxiliar

    (  ) O lide

    ) A manchete ou título principal

    (  ) Corpo da notícia

    1. Nela, há um detalhamento maior dos fatos, de modo a destacar os detalhes mais importantes, fundamentais à compreensão do interlocutor.
    2. Nesta parte precisamos encontrar todas as informações necessárias para responder às seguintes perguntas: Onde aconteceu o fato? Com quem? O que aconteceu? Quando? Como? Por quê? Qual foi o assunto?
    3. Sua função é complementar o título principal, acrescentando-lhe apenas algumas informações a mais.
    4. Costuma ser composto de frases pequenas e atrativas, e revela o assunto principal que será retratado em seguida.
  2. De acordo com o lide da notícia, a estagiária:
  1. Foi atropelada atravessando a rodovia fora da faixa de pedestre.
  2. Estava em um dos caminhões envolvidos no acidente.
  3. Foi a causadora do acidente, já que distraiu os motoristas.
  4. Foi atingida por uma carreta enquanto cobria o acidente.

  1. Para a polícia:
  1. A estagiária estava entre os que saqueavam a carga do caminhão.
  2. O motorista do caminhão disse que não teve tempo de frear nem desviar da jovem.
  3. O corpo não será levado para o Instituto Médico Legal.
  4. Todo estagiário deve estar acompanhado de um profissional habilitado.

  1. Sabendo que o lide responde as perguntas, O QUÊ? (o que aconteceu, está ou vai acontecer); QUEM? (os agentes da ação); QUANDO? (dia da semana e do mês, horas), ONDE? (o local do acontecimento), COMO? (as circunstâncias), POR QUÊ? (os motivos e as razões), responda as seguintes perguntas referentes à notícia lida
    1. O que aconteceu? 
    2. Com quem? 
    3. Quando?
    4. Onde? 
    5. Como?
    6. Por quê?
                                                                  Fonte: https://eraciobacca.wordpress.com/2016/04/13/atividades-genero-noticia/

II - Leia o texto e responda às questões

Texto I
Nós, brasileiros, estamos acostumados a ver juras de amor, feitas diante de Deus, serem quebradas por traição, interesses financeiros e sexuais. Casais se separam como inimigos, quando poderiam ser bons amigos, sem traumas. Bastante interessante a reportagem sobre separação. Mas acho que os advogados consultados, por sua competência, estão acostumados a tratar de grandes separações. Será que a maioria dos leitores da revista tem obras de arte que precisam ser fotografadas antes da separação? Não seria mais útil dar conselhos mais básicos? Não seria interessante mostrar que a separação amigável não interfere no modo de partilha dos bens? Que, seja qual for o tipo de separação, ela não vai prejudicar o direito à pensão dos filhos? Que acordo amigável deve ser assinado com atenção, pois é bastante complicado mudar suas cláusulas? Acho que essas são dicas que podem interessar ao leitor médio.
Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado).
  1. O texto foi publicado em uma revista de grande circulação, na seção de carta do leitor. Nele, um dos leitores manifesta-se acerca de uma reportagem publicada na edição anterior. Ao fazer sua argumentação, o autor do texto:
a) faz uma síntese do que foi abordado na reportagem.
b) discute problemas conjugais que conduzem à separação.
c) aborda a importância dos advogados em processos de separação.
d) oferece dicas para orientar as pessoas em processos de separação.
e) rebate o enfoque dado ao tema pela reportagem, lançando novas ideias.

  1. (UFPR – 2010) Considere as seguintes características:
    1. Texto expressionista de subjetividade exacerbada. 
    2. Predominância da forma narrativa e humanização do relato.
    3. Texto de natureza impressionista e objetividade dos fatos narrados. 
    4. Predominância da forma descritiva e desumanização do relato. 
    5. Texto literário e alta subjetividade. 
    São estabelecidas para o gênero reportagem as características:
    a) 1 e 3 apenas.
    b) 2 e 3 apenas.
    c) 2, 3 e 4 apenas.
    d) 3, 4 e 5 apenas.
    e) 1 e 2 apenas.
  2. São características do gênero reportagem:
a) Comunicação utilizada entre pessoas que mantêm algum tipo de relação íntima, cuja linguagem é predominantemente coloquial.
b) Seu principal objetivo é transmitir a opinião de pessoas de destaque sobre algum assunto de interesse.
c) Texto jornalístico divulgado nos meios de comunicação de massa, informa fatos de interesse público, cuja linguagem deve ser objetiva e clara.
d) A linguagem é sua principal característica, pois há uma preocupação com a seleção e a combinação vocabular. Sua linguagem é predominantemente subjetiva.

  1. Os altos salários rendem a Brasília a fama de Ilha da Fantasia. No chamado entorno da cidade, um milhão de pessoas vivem sem saneamento, utilizam transporte público de bixa qualidade e sofrem com a violência.
Adaptado de O Globo, 21/04/2010.
A reportagem é um gênero textual jornalístico, cuja função é informar através de uma linguagem clara e objetiva.

     A reportagem publicada no jornal “O Globo”, do dia 21 de abril de 2010, tem como assunto principal informar sobre os problemas que atingem os moradores do entorno de Brasília. Sobre ela, é possível afirmar que:
I. Apresenta linguagem clara e objetiva, recurso predominante na linguagem jornalística.
II. Apesar de contrariar o princípio da imparcialidade, é possível observar que há uma opinião pessoal do enunciador na reportagem.
III. A imagem da campanha institucional do Governo do Distrito Federal, aliada aos seus recursos linguísticos, estabelece um paradoxo com a informação veiculada na reportagem.
IV. O fragmento da reportagem corrobora com as informações veiculadas na campanha institucional do Governo do Distrito Federal.
Estão corretas:
a) I e IV.
b) I, II e III.
c) Apenas IV.
d) I e II.





GABARITO
1 -  3,2,3,1       2 - D      3 - B
4 - 
  1. O que aconteceu? estudante de jornalismo de 20 anos morreu atropelada
  2. Com quem? Laura Karan Jacob era estagiária do jornal “Diário da Região”
  3. Quando? na manhã desta quinta-feira (7)
  4. Onde? na rodovia BR-153, em São José do Rio Preto (SP).
  5. Como? foi atingida por uma carreta enquanto cobria o acidente entre dois caminhões
  6. Por quê? o motorista do caminhão, disse que não teve tempo de frear nem desviar da jovem.

II

 1 - Alternativa “e”. O autor do texto tem como objetivo questionar o enfoque dado pela revista ao tema, que, a seu ver, é pouco funcional para o leitor médio, e também lançar novas ideias sobre uma reportagem que vise a esse tipo de leitor.

      
2 -  Alternativa “b”     

3 - Alternativa “c”. O principal objetivo da reportagem é apresentar ao leitor várias versões para um mesmo fato, informando-o e contribuindo para a formação de sua opinião. A linguagem deve ser clara e objetiva, atingindo assim o maior número possível de pessoas.

4 - Alternativa “b”.

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