Tela “O Grito do Ipiranga”
Interpretação da imagem
Observe com atenção a imagem exibida e faça o que se pede.
- Em relação à composição da tela, verifique o que se pede:
- Que cores predominam? O que essas cores podem indicar em relação ao clima e ao período do dia em que a cena ocorre?
- Que sensasões a imagem desperta em você: agitação, equilibrio, medo, tristeza ou outra?
- O que chama mais atenção: a paizagem ou os personagens?
- Sobre o tempo e o espaço, responda:
- A cena se passa num ambiente urbano ou rural?
- Em que época se essa passa a cena?
- Com relação às personagens, pense:
- Há muitos animais na cena? Quantos, aproximadamente?
- Há homens, mulheres ou crianças? Eles parecem fazer parte de algum tipo de grupo?
- O que parece que eles estão fazendo?
A Inferenciação
- Considerando a proximidade da data comemorativa da Proclamação da República, o dia 7 de setembro, responda às seguintes questões:
- Vimos na imagem, parte da margem de um riacho. Que riacho será este?
- Quem devem ser os personagens presentes na cena?
- Que acontecimento histórico a cena retrata?
- Com base nessas informações, é possível se descobrir o título dessa tela? Qual seria ele?
Produção textual
Agora é sua vez!
- Com base nas informações das atividades anteriores e ns debates das aulas, sigam os seguintes passos:
- Transformem a tela “O grito do Ipiranga” em um texto que tenha as características do gênero sorteado para seu grupo (Poesia, Notícia de Jornal, Descrição ou Narração);
- Após o término do texto, verifique se seu formato e características correspondem ao gênero textual sorteado. Faça as correçõe ou ajustes necessários;
- Em uma cartolina, reproduzam o texto e façam uma bela ilustração para ele.
- Divirtam-se com a montagem dos murais para a exposição dos trabalhos!
OBS.: Atividades integrantes do nosso Projeto "Grito do Ipiranga"
REFERÊNCIA: BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho.Tudo é Linguagem - Língua Portuguesa: 6º ano. 2a Edição. São Paulo: Ed. Ática, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário