Pesquisar em Adoro Saber!

4 de set. de 2013

"O Grito do Ipiranga"

Tela “O Grito do Ipiranga”


Interpretação da imagem

Observe com atenção a imagem exibida e faça o que se pede.
  1. Em relação à composição da tela, verifique o que se pede:
    1. Que cores predominam? O que essas cores podem indicar em relação ao clima e ao período do dia em que a cena ocorre?
    2. Que sensasões a imagem desperta em você: agitação, equilibrio, medo, tristeza ou outra?
       
    3. O que chama mais atenção: a paizagem ou os personagens?
  2. Sobre o tempo e o espaço, responda:
    1. A cena se passa num ambiente urbano ou rural?
       
    2. Em que época se essa passa a cena?
  3. Com relação às personagens, pense:
    1. Há muitos animais na cena? Quantos, aproximadamente?
    2. Há homens, mulheres ou crianças? Eles parecem fazer parte de algum tipo de grupo?
    3. O que parece que eles estão fazendo?

A Inferenciação

  1. Considerando a proximidade da data comemorativa da Proclamação da República, o dia 7 de setembro, responda às seguintes questões:
    1. Vimos na imagem, parte da margem de um riacho. Que riacho será este?
    2. Quem devem ser os personagens presentes na cena?
       
    3. Que acontecimento histórico a cena retrata? 
       
    4. Com base nessas informações, é possível se descobrir o título dessa tela? Qual seria ele?

Produção textual

Agora é sua vez!
  1. Com base nas informações das atividades anteriores e ns debates das aulas, sigam os seguintes passos:
    1. Transformem a tela “O grito do Ipiranga” em um texto que tenha as características do gênero sorteado para seu grupo (Poesia, Notícia de Jornal, Descrição ou Narração);
    2. Após o término do texto, verifique se seu formato e características correspondem ao gênero textual sorteado. Faça as correçõe ou ajustes necessários;
    3. Em uma cartolina, reproduzam o texto e façam uma bela ilustração para ele.
    4. Divirtam-se com a montagem dos murais para a exposição dos trabalhos!
OBS.: Atividades integrantes do nosso Projeto "Grito do Ipiranga"

REFERÊNCIA: BORGATTO, Ana Maria Trinconi; BERTIN, Terha Costa Hashimoto; MARCHEZI, Vera Lúcia de Carvalho.Tudo é Linguagem - Língua Portuguesa: 6º ano. 2a Edição. São Paulo: Ed. Ática, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares