Pesquisar em Adoro Saber!

1 de jun. de 2021

Debate Regrado

 


   É um gênero argumentativo oral, que acontece quando duas ou mais pessoas se reúnem para falar sobre um assunto polêmico, buscar soluções para problemas, tomar decisões coletivamente, discutir opiniões diferentes.  

  Com o objetivo de reunir um certo número de pessoas para essa discussão, ele pode acontecer em auditórios de escolas, quadras esportivas, igrejas, salões comunitários...  

     Dependendo da finalidade da discussão, há três tipos de debates.




TIPOS DE DEBATE


 


  •  DE OPINIÃO - Versa sobre temas que geram opiniões controversas. 
 Ex.: redução da maioridade penal no Brasil; 
  •  O DELIBERATIVO - Trata das questões que precisam ser decididas pelo coletivo. 
Ex.: uso dos espaços coletivos da escola; 
  •  PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - Visa a apresentação de solução para problemas vividos pelo coletivo. 
Ex.: pichação do espaço escolar. 
   

   O debate regrado tem esse nome porque possui regras, que são apresentadas pelo moderador aos participantes, antes de seu início.
    Essas regras podem ser:

  •  Qual será o tema do debate;
  •  Qual será o tempo de fala de cada participante;
  •  Quantos blocos ou rodadas haverá no debate;
  •  Se a plateia poderá ou não fazer perguntas, etc. 

 
PARTICIPANTES DO DEBATE REGRADO:


  •  Moderador ou mediador - Dita as regras, coordena os turnos de fala, avalia os argumentos, inicia e encerra a discussão.

  •   Debatedores - Expõem suas ideias e tentam convencer os interlocutores, por meio de argumentos e contra-argumentos. Audiência ou público - São as pessoas que assistem ao debate e podem fazer perguntas aos debatedores. Pode tomar partido sobre o tema discutido e decidir sobre a melhor exposição.
  • Público ou audiência - Pode fazer perguntas aos debatedores, se isso tiver sido combinado antes do debate. De todo modo, ele vai sempre analisar os pontos de vista e argumentos e aderir às ideias de um ou outro.  



 COMPORTAMENTO DOS PARTICIPANTES:

   Durante todo o debate, os participantes devem se tratar com RESPEITO, ouvindo com atenção um ao outro, sem ironizar, interromper a fala, ou usar palavras de baixo calão. 


 DEBATE X CONVERSA 

  A conversa é uma interação oral natural e espontânea, em que se abordam temas cotidianos, sem grandes preocupações com linguagem, planejamentos ou persuasão. 


   Diferente disso, no debate regrado, cada participante tem o objetivo de convencer os adversários da validade de sua opinião. 

   Por conta disso, eles precisam planejar seus discursos, para sustentar muito bem suas ideias com bons argumentos e contra-argumentos, já prevendo a discordância dos outros.  (Leia mais em: Operadores argumentativos)


   Assim, além de estudar bem o assunto com antecedência para selecionar o tipo de argumento apropriado ao percurso argumentativo a ser trilhado, os debatedores precisam dominar os mecanismos das trocas discursivas, os turnos de fala, isto é: as réplicas e tréplicas


Turnos de fala

 
    É a vez de cada participante falar. Eles são coordenados pelo MEDIADOR e deve ser respeitado por todos. 
   Funciona assim: 

  •  ODEBATEDOR 1 apresenta seu ponto de vista e a justifica com um argumento. 
  •  Em seguida, o mediador passa a palavra ao DEBSATEDOR 2 que, em geral, vai discordar com um contra-argumento: este é o direito de RÉPLICA.
  •  Depois, a palavra pode voltar ao DEBATEDOR 1, que, em seu direito de TRÉPLICA, vai contra-argumentar as ideias de seu opositor.


Assista a uma animação rapidinha sobre este conteúdo: 

______________________________

REFERÊNCIAS: 

Debate Regrado. Se Liga na Educação, teleaula de Língua Portuguesa, apresentada em 10/05/2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1OwuK7x5aQWDP7hLRwGP_02SRnYAgtpN-/view 



Vamos fixar este conteúdo com ATIVIDADES? 

____________________________________________________________

ATIVIDADES: 

1. O que você entende por debate regrado? Qual é a intenção desse gênero? 

2. Por que esse gênero tem o nome de DEBATE REGRADO? 

3. Justifique a afirmativa seguir, explicando a diferençado TEXTO ORAL e TEXTO ESCRITO: 

 “O debate regrado pertence ao gênero textual oral.”


4. Há diferença entre conversa e debate ? Qual?

5. Marque a alternativa INCORRETA sobre debate regrado:

a) O debate tem a finalidade de desenvolver as capacidades argumentativas, além de contribuir para cultivar valores como respeito pela opinião do outro e cuidado com o ato da fala. 

b) Durante o debate não se deve ironizar, gritar, gesticular, nem cortar a palavra do outro. 

c) O debate regrado é proibido durante o período eleitoral.

d) Não basta apenas ter uma opinião sobre um assunto, mas é preciso saber expor, falar sobre a opinião, argumentar. 


6. A partir da imagem a seguir, podemos definir que as posturas dos debatedores estão corretas? Justifique sua resposta. 


 7. Assinale a alternativa correta: O debate regrado acontece geralmente 
 a ) ( ) em igrejas, clubes, lanchonetes.

 b) ( ) durante campanhas políticas, em escolas, faculdades e comunidades.

 c) ( ) em casa, praias, pousadas.

 d) ( ) em avião, praças, hospitais.

 

 8. Leia as afirmações a seguir:

 I- Se os alunos não conseguem organizar sua fala para argumentar e opinar, não conseguirão participar com sucesso de determinadas práticas sociais.

 II- O objetivo do debate regrado é desenvolver estratégias argumentativas a serem utilizadas com um gênero da modalidade oral.

 III- O debate é uma atividade que decorre naturalmente da vida em sociedade e que nos permite a troca de ideias, o confronto de pontos de vista e a reflexão.

 IV- Argumentar no debate regrado é encontrar, a partir do raciocínio coletivo, soluções viáveis para situações colocadas que estão sendo discutidas.

 Marque a alternativa correta:

 a) ( ) Estão corretas as alternativas I, III.

 b) ( ) Estão corretas as alternativas I, II.

 c) ( ) Estão corretas as alternativas II,III.

 d) ( ) Todas as alternativas estão corretas. 


9. Considerando as afirmações sobre a realização de um debate regrado, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas:

 a) ( ) Durante o debate não se deve ironizar nem cortar a palavra.

 b) ( ) O valor de um debate nunca reside no valor dos argumentos.

 c) ( ) Não se deve ter receio de mudar de opinião no decorrer do mesmo se descobrirmos que o ponto de vista defendido não é válido.

 d) ( ) Mesmo que não se partilhe da opinião expressa, deve-se respeitá-la e ouvir atentamente o que os outros têm para dizer.


_______________________
FONTES:

_______________________________________

GABARITO 

 1. É um gênero textual oral, em que as pessoas se reúnem para conversar e defender suas ideias por meio de argumentos. Sua intenção é buscar soluções para problemas, tomar decisões coletivamente, discutir opiniões diferentes.

 2. Porque ele segue regras previamente determinadas, como tempo de fala e direito a réplicas e tréplicas.

 3. O texto oral costuma ser mais espontâneo e é recebido pelo interlocutor instantaneamente, no momento em que é emitido. Então, o emissor precisa preparar bem a sua fala antes de proferi-la, pois ela não poderá ser modificada. Já o texto escrito, pode ser refeito e editado antes de ser finalizado e lido pelo receptor.

 4. Sim. Uma conversa ocorre com espontaneidade, já para o debate, os participantes se preparam previamente para defender seus pontos de vista e sustentá-los com argumentos.

 5. C

 6. Não. O participante de azul, ao direcionar os olhos para cima, parece não estar atento às falas do colega. Já o de verde, ao apontar o dedo a seu oponente, apresentado uma expressão facial agressiva, parece se exaltar e não respeitar a opinião do primeiro.

 7. A

 8. D

 9. a) V -  b)F  - c) V -  d) V 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares