Pintura rupestre: uma forma de comunicação pré-histórica |
Linguagem verbal e não verbal
A linguagem pode ser entendida como a representação de um pensamento ou de uma ideia, que permite a comunicação e a interação entre as pessoas.
Ela apresenta uma dimensão material — a língua (oral ou escrita), a dança, a pintura, a música, a fotografia, os gestos, a escultura, entre outros — e semântica — que se refere ao sentido e está intrinsecamente ligada ao contexto, ao momento histórico e aos interlocutores.
O sentido da linguagem se constitui na interação com o outro: aquele com quem pretendemos nos comunicar e a quem pretendemos influenciar. Além disso, a linguagem é sempre enriquecida com a experiência pessoal, a forma de ver e compreender o mundo de quem a utiliza.
Quanto à sua dimensão material, a linguagem também pode ser dividida em verbal e não verbal.
• Linguagem verbal: usa a palavra como meio de comunicação oral e/ou escrita.
• Linguagem não verbal: usa a imagem, o visual — gestos, desenhos, pinturas, fotografias, movimento, cores, entre outros.
O uso da linguagem pode ter vários objetivos.
Num anúncio publicitário, por exemplo, o sentido se constrói pela articulação de signos verbais (palavras) e a não verbais (imagens, cores, fotografias...). Tudo para alcançar seu objetivo, que é vender uma ideia ou um produto.
Sendo assim, os estudos da linguagem podem contribuir para que nos tornemos consumidores mais conscientes.
Leia mais sobre esse assunto em:
🔎 Linguagem verbal e não verbal
🔎 Signo linguístico e signo visual
🔎 Funções da linguagem
🔎 Figuras de Linguagem (em breve)
🎧 Ouça nosso podcast: Linguagem e comunicação
📝 ATIVIDADES 📝