Pesquisar em Adoro Saber!

21 de fev. de 2020

Projeto Samba Enredo

 
Carnaval - samba enredo
   Estamos em fevereiro! Aproxima-se uma das mais esperadas épocas do ano. Trata-se de um feriado que, apesar de móvel, há sempre um vizinho que sabe quando começa e quando termina. A data inspira tanta ansiedade, que há quem diga: “O ano só começa depois do Carnaval!” 

     Apesar de o Carnaval não ser uma festa tipicamente brasileira, encontrou no Brasil um ambiente propício para ser inventado e reinventado a cada ano. Toda a diversidade cultural e costumes do povo brasileiro ficam em evidência. Trata-se realmente de uma manifestação fundamental na identidade cultural brasileira. 

     Contudo, as tradições carnavalescas vem perdendo terreno para outros tipos de músicas e ritmos que tomam a mídia dia após dia. Além disso, muitas vezes, a vivência desta época acaba se limitando as tecnologias como a televisão e a internet. 

     Então, não há como deixá-lo fora do ambiente escolar. Sendo assim, temos aqui mais um Projeto pedagógico sobre o CARNAVAL

     Este projeto aconteceu em fevereiro de 2020, na E.E. Dr. Wladimir de Rezende Pinto, em Varginha, cidade que fica na região sul de Minas Gerais.

     A professora de Língua Portuguesa, Andréa Mappa, o desenvolveu com suas turmas do sétimo ano. Foi uma alternativa ao projeto "Festival de Marchinhas", realizado nos Carnavais dos anos de 2014, 2015 e 2019.  



      Basicamente, estas foram as atividades que os alunos desenvolveram: 

• Pesquisaram e fizeram um BREVE resumo no caderno, sobre a história do Samba enredo - como, quando e o de começou, quais as temáticas abordadas...  

• Assistiram ao vídeo "como nasce um samba" 

• Em seguida, fizeram uma breve pesquisa sobre a escola em que estudam, sabendo que iam produzir um samba sobre ela.

• Em grupos, produziram a letra e a gravaram em áudio, acrescentando um fundo de samba enredo. 

• Depois, em cada turma, escolhemos o melhor samba, como se faz nas escolas de samba antes do Carnaval.

• Na culminância, cada turma apresentou seu samba no "Carnaval" da escola.

     Cada pesquisa teve um prazo de uma semana para ser concluída. Enquanto isso, em sala de aula, eram feitas atividades de compreensão textual, sempre com o tema "carnaval". Veja, nos links abaixo, algumas atividades: 


Algumas habilidades da BNCC e descritores trabalhados neste projeto: 

 

Samba Enredo 

     Surgiu no Rio de Janeiro, em meados de 1930, através da apresentação de uma escola de samba que levou a novidade para a passarela. O sucesso foi tão grande que as outras agremiações aderiram ao modelo. 

     Em 1946, os sambas enredos não mais podiam ser improvisados na hora do desfile. A partir desse período eles passaram a ser criados com bastante antecedência. Dessa forma, inúmeros sambas enredos são criados para que a melhor letra e melodia sejam escolhidas. 

     A escolha do samba-enredo é feita através de concursos internos nas escolas, onde são apresentadas as músicas. A eleição é feita pelo público ouvinte, ou seja, os próprios integrantes da escola. Muitas vezes, quando dois sambas disputam a classificação, os dirigentes optam por fundir os mesmos, a fim de conseguir melhores resultados, uma cadência mais harmoniosa e rica. 

   A letra do samba-enredo pode ser interpretativa ou descritiva, sendo que a descritiva apresenta o assunto com riqueza de detalhes. A melodia deve ser alegre e contagiante, com características marcantes, próprias da escola que se apresenta, além do bom gosto quanto à articulação da letra. 

    É importante que a harmonia da melodia facilite o canto, pois dessa forma promove o aprendizado da letra e contagia o público, que canta fervorosamente, tornando o espetáculo mais bonito. 

    Com o passar do tempo, passaram a focar personagens, fatos históricos, temas culturais e sociais contando a história da personagem ou relatando algum fato. 

     Como peça fundamental do carnaval, o samba enredo é um dos quesitos julgados pelos júris em cada escola de samba. Esse, não tem regra acerca de sua melodia, sendo que pode ser apresentado de forma romântica, badalada ou calma, importa apenas que seja condizente com a apresentação da escola. 

      Dos sambas-enredo, serão avaliados pelos jurados: a letra, a adequação da mesma ao enredo, o bom gosto e a riqueza poética, o entrosamento dos versos com as melodias, o ritmo integrado à letra, a harmonia musical, a facilidade da letra e da música, dentre outros. 

     Caso ocorra pane no carro de som durante a apresentação de alguma escola de samba, os integrantes serão os responsáveis por puxar o samba até o final do desfile, em total harmonia com os batuques da bateria, para garantir que não percam pontos. Na verdade, uma pane no carro de som não causa perda de pontos, mas se os integrantes não assumirem o papel de puxadores, isso acarretará tais perdas. 

    Por isso, é importante que todos os componentes participem dos ensaios, a fim de sustentar a escola caso haja problema na hora do desfile. A harmonia e a integração se tornam perfeitos quando o grupo está bem ensaiado. 

FONTES: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/carnaval/samba-enredo.htm  Acessado em 9-fev-2020. ADAPTADO.  
https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/samba-enredo.htm 

 ATIVIDADES

  1. Qual é o tema central do texto? 

  2. De acordo com o texto, o que acontece quando há um empate na escolha do samba enredo em uma escola de samba? 

  3. Segundo o texto, como deve ser a melodia de um samba enredo? 

 4. Releia:
  “A eleição é feita pelo público ouvinte, ou seja, os próprios integrantes da escola. Muitas vezes, quando dois sambas disputam a classificação, os dirigentes optam por fundir os mesmos, a fim de conseguir melhores resultados, uma cadência mais harmoniosa e rica.” 

     A que termo antecedente se refere a expressão “os mesmos”? 
     (  ) eleição         (  ) público ouvinte        (  ) dois sambas           (  ) dirigentes 

 5. Segundo o texto, o que acarreta perda de pontos para a escola de samba, em caso de uma possível pane no carro de som durante a apresentação? 

 6. De acordo com o texto, qual a importância da participação dos componentes da escola nos ensaios?

GABARITO 

1. A origem do samba enredo e sua importância para o carnaval nos dias de hoje. 

2. Segundo o texto, os dirigentes optam por fundir ambos os sambas, a fim de conseguir melhores resultados, uma cadência mais harmoniosa e rica. 

3. A melodia deve ser alegre e contagiante, com características marcantes, próprias da escola que se apresenta, além do bom gosto quanto à articulação da letra.  

4. "dois sambas"

5. Nesse caso, a escola perde pontos caso os integrantes não puxem o samba até o final do desfile, em total harmonia com os batuques da bateria. 

6. É nos ensaios que eles decoram a coreografia e letra do samba, para que possam puxar o samba em caso de pane no carro de som durante o desfile, evitando, assim, a perda de pontos pela escola.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares